Ir direto para menu de acessibilidade.

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube


Notícias

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SAÚDE



Projeto do Convênio FUNASA x COPIRN de Educação Ambiental em Saúde aguarda decisão sobre os rumos da extinta FUNASA

Acesso e visitação aos salões da Carreta Tecnológica Interativa

Formatado para fazer itinerância em 65 municípios do Rio Grande do Norte, levando ações de educação em saúde, visando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya, Zica Vírus e Febre Amarela. Após percorrer 27 municípios potiguares, o Projeto Educação Ambiental em Saúde encontra-se paralisado desde o início do ano de 2023, em razão da extinção da FUNASA, feita através da Medida Provisória 1156/2023, do governo federal, que determinou que os Convênios, Projetos e Ações de sua competência fossem transferidos para o Ministério da Saúde e para o Ministério das Cidades, em suas áreas de competência e atuação.

Desta maneira, o que se sabe até agora é que ainda não foram complementadas as medidas determinadas na Medida Provisória, em relação à transferência das competências para outras áreas do governo ou a reconsideração da Medida Provisória, com vistas à manutenção da FUNASA, e isso vem atrasando o andamento dos convênios e a realização dos projetos, causando prejuízos e podendo acarretar danos, ao mesmo tempo em que, ao sofrer solução de continuidade, a  suspensão das ações necessárias acarretam a descontinuidade dos programas e podem servir para a ocorrência de agravos à saúde da população e à sanidade ambiental.

Atuando no território potiguar através de Convênio firmado entre a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA e o Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte – COPIRN, contando com as participações das Prefeituras Municipais contempladas, o Projeto Educação Ambiental em Saúde percorreu 27 cidades do interior do Rio Grande do Norte, realizando ações de planejamento e ação governamental junto aos gestores e profissionais de educação, qualificação dos agentes municipais e conscientização da população, traduzidas nas mobilizações sociais efetuadas nos municípios e materializadas na realização de cursos, palestras, oficinas de qualificação e atividades paradidáticas, reforçadas pelos equipamentos interativos utilizados.

O ponto alto do Projeto Educação Ambiental em Saúde é a Carreta Tecnológica Itinerante, equipada, interna e externamente, com tela de Led, telas Touche screem interativas, Casa Cenográfica, Sala Multimídia, Tapete Mágico, Salas de reuniões e de consultas e exames, Palco sonorizado, área de projeção, tendas para as diversas atividades nas praças: campanhas – vacinação – atuação de projetos sociais e projetos municipais de saúde, educação e cultura voltados para a formação e conscientização dos agentes públicos e da população dos municípios.

Tendas equipadas para demonstrações e atendimento ao público

A Carreta Tecnológica Itinerante vem sendo utilizada em todas as ações do chamado Circuito Interativo de Combate ao Mosquito. Foi projetada e criada com tecnologia de ponta por desenvolvedores brasileiros, em Brasília, e busca explorar a interatividade e a experiência em seis passos pensados para despertar a curiosidade e realizar a conscientização da população. Os softwares orientam milhares de pessoas gratuitamente, utilizando-se de linguagem atual e de forma interativa, sabendo-se que 2/3 dos criadouros do mosquito estão em domicílios. Com números como estes, na pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, iniciada em 2021 e concluída em 2022, foram identificados 65 municípios potiguares em estado de risco, ou seja, em situação endêmica e até pandêmica. Idêntica situação encontrada nos demais estados do nordeste, com de 43% em alerta e apenas 36% em situação satisfatória.

Desta maneira, a FUNASA lançou o Programa de Combate ao aedes aegypti, causador a Dengue, Chikungunya, Zica vírus e Febre Amarela, promovendo essas ações no Rio Grande do Norte em Convênio com o COPIRN, considerando-se que o aporte de conhecimentos e a disseminação da informação é a solução para a melhor qualificação dos Agentes Municipais e a conscientização da população, conforme as premissas do Projeto inédito, que visa embarcar moradores das cidades incluidas no roteiro para entregar, dentro e fora da Carreta Interativa, informações sobre o meio ambiente, a sanidade ambiental e a saúde da população.

Utilização de tela de Led e painéis de divulgação

O Projeto Educação Ambiental em Saúde, Convênio FUNASA X COPIRN, dispõe de uma equipe multiprofissional e interdisciplinar integrada por profissionais de nível superior e técnicos e do pessoal de apoio, além de contar com o aporte e participação das equipes de profissionais e agentes municipais de cada município integrante do Projeto, os quais participam ativamente das etapas de mobilização social e comunicação, recebem as orientações e participam das atividades de qualificação, além de normalmente contribuírem na organização e participação das atividades sociais e culturais que são realizadas em cada cidade.

Por outro lado, ao longo de sua atuação na itinerância no território potiguar, algumas importantes parcerias vêm sendo incorporadas ao Projeto Educação Ambiental em Saúde, como é o caso do Centro de Biociências da UFRN – com a participação do Departamento de Entomologia, do seu Laboratório de Entomologia e do Laboratório de Insetos Vetores, constando da atuação de professores doutores, técnicos altamente qualificados e estudantes universitários, havendo encaminhamentos de providências configurando-se num projeto de extensão universitária, reforçando significativamente o dimensionamento do Projeto Educação Ambiental em Saúde.

Neste sentido, nas atividades de campo, em alguns municípios, além da atuação de equipe composta por professores universitários e técnicos da Universidade, alunos e alunas da graduação e pós-graduação em Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN têm participado das atividades, realizando oficinas e participando de palestras e debates, fazendo demonstrações e dinâmicas em atividades lúdicas artísticas e culturais, painéis e exposições.

Realizou-se, até agora, a itinerância na região Agreste e parte da região Oeste potiguar, percorrendo-se 27 municípios (completando-se a 1ª e a 2ª. Etapa e iniciando-se a 3ª. Etapa do Projeto), restando percorrer 38 municípios constantes do Projeto para completar o total de 65 munipios a percorrer, referentes ao complemento da região Oeste e a itinerância a ser feita nas regiões do Seridó e do Mato Grande do Rio Grande do Norte.


CONVÊNIO: FUNASA / COPIRN – Parcerias: Prefeituras Municipais => MUNICIPIOS DO RN PERCORRIDOS EM 2022 PELO PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SAÚDE: 1- Espírito Santo; 2- Santo Antônio; 3- Várzea; 4- Serra de São Bento; 5 Serrinha; 6 – Nova Cruz; 7- Montanhas; 8- Baía Formosa; 9 – Tibau do Sul; 10- São José de Mipibu; 11- Monte Alegre; 12- Bom Jesus; 13- São Paulo do Potengi; 14- Tangará; 15- Jaçanã; 16- Santa Cruz; 17- São Tomé; 18- Jundiá; 19- Areia Branca; 20- Baraúnas; 21- Apodi; 22- Pau dos Ferros; 23- Venha-Ver; 24- São Miguel; 25- Luiz Gomes; 26- Tenente Ananias; e 27- Alexandria.


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support