ACORDO DE COOPERAÇÃO DO COPIRN com a OCERN, SESCOOP/RN – SEBRAE/RN, TEM APOIO E PRESENÇA DE PREFEITOS E PREFEITAS, AUTORIDADES, EMPRESÁRIOS E DE TRÊS FRENTES PARLAMENTARES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN
Mesa diretora => Prefeito Luciano Santos, Presidente da FEMURN; Dr. João Hélio, Diretor do SEBRAE/RN; Prefeito José Arnor, Presidente do COPIRN; Dra. Selma Santiago, Diretora Executiva do COPIRN; Dr. Roberto Coelho, Presidente da OCERN e do SESCOOP/RN; Deputado Estadual George Soares, Presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis; e Dr. Eduardo Gatto, Superintendente do SESCOOP/RN
Realizado no Auditório do Hotel Holliday Inn Natal/RN, na noite de quarta-feira, 01.03, o ato solene de assinatura do Acordo de Cooperação entre o COPIRN – Consórcio Público Intermunicipal do RN e a OCERN – Organização das Cooperativas do RN, com anuência do Sistema S através do SESCOOP/RN e do SEBRAE/RN, revestiu-se de muita importância, contando com as presenças e entusiásticas participações de autoridades e lideranças do Rio Grande do Norte e figuras representativas do cenário institucional público e empresarial brasileiro.
Para o Presidente do COPIRN, Prefeito José Arnor da Silva, “trata-se de um documento da mais alta significação, retratando um conjunto de procedimentos capaz de alinhar a diversidade de ações e programas que deverão ser desenvolvidos, a partir de agora, pelo COPIRN e pela OCERN, contando com participações das instituições públicas e privadas das diversas esferas, parceiras dos projetos e empreendimentos, servindo como instrumento basilar de apoio aos gestores municipais na busca de melhorias para os seus municípios e em favor do seu povo”.
Desta maneira, o Acordo de Cooperação COPIRN X OCERN, de caráter administrativo e técnico, pela sua dimensão e alcance, aumenta a eficácia operacional e possui densidade suficiente para o seu reconhecimento geral como ferramenta de gestão intermunicipal, capaz de contribuir para ampliar o raio de ação dos gestores municipais e otimizar a relação entre os entes federativos. Ao mesmo tempo, deverá servir como instrumento dinamizador das parcerias que possam ser buscadas e estabelecidas, permitindo compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas de planejamento e gestão, por intermédio do desenvolvimento de capacidades humanas e institucionais.
Para o Dr. Roberto Coelho, Presidente do SESCOOP/RN e da OCERN, “o Acordo de Cooperação, sem implicar na constituição de uma nova entidade, se configura como um instrumento formal de cooperação entre instituições que possuem interesses e condições equivalentes e recíprocos, cuja cooperação aumenta a eficácia operacional, possibilitando o alcance de saltos qualitativos de caráter estruturante e duradouro, sendo uma característica que enriquece nossa sociedade e nos permite caminhar de forma sistêmica, estruturada e segura, ultrapassando as barreiras do individualismo, fortalecendo os entes governamentais e os parceiros para a conquista da melhoria de vida da comunidade e dos seus padrões civilizatórios”.
Assim sendo, amparados neste Acordo de Cooperação Interinstitucional, buscaremos ir sempre mais além, ampliando-se o leque de apoios e buscas para a captação de recursos financeiros, humanos e materiais em programas nacionais e internacionais; tudo isso tendo como base os desafios contidos nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU, para “fortalecer a parceria global para o desenvolvimento sustentável.”
Por: Jorn. Francisco Alves da Costa Sobrinho (COPIRN)
Foto: Adriana Nascimento (OCERN)
Redes Sociais