RECURSOS DO NOVO PAC SELEÇÕES PARA PREFEITURAS E CONSÓRCIOS PÚBLICOS

RECURSOS DO NOVO PAC SELEÇÕES PARA PREFEITURAS E CONSÓRCIOS PÚBLICOS

 

O Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem disponibilizados recursos para Prefeituras e Consórcios Públicos Intermunicipais  por meio do programa Novo PAC Seleções, que financia Projetos em diversas áreas de infraestrutura social e urbana. Os gestores podem apresentar propostas em Editais específicos, geralmente através da plataforma Transferegov.br.

O Novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municipios e movimentos sociais.

 

Áreas de Investimentos e Recursos

 

Os recursos do Novo PAC para Municipios e Consórcios abrangem eixos prioritários como:

 

  • Cidades Sustentáveis e Resilientes: Inclui investimentos em Esgotamento Sanitário, Abastecimento de Água, Drenagem Urbana, Gestão de Resíduos Sólidos, Mobilidade Urbana e Ações de Prevenção a desastres naturais, como contenção de encostas.
  • Infraestrutura Social e Inclusiva: Financiamento para a construção e melhoria de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas, Escolas, Creches, e Espaços Esportivos e Culturais.
  • Saúde: Além das UBS, inclui a aquisição de novas ambulâncias do SAMU e Unidades Odontológicas móveis.
  • Educação, Ciência e Tecnologia: Construção de Escolas em tempo integral e aquisição de Transporte Escolar.

 

Acesso a Recursos e Vantagens:

Prefeituras e Consórcios Públicos podem acessar esses recursos das seguintes formas:

Editais e Seleções: O principal meio é a participação em chamamentos públicos (editais) lançados pelos ministérios gestores, como o Ministério das Cidades e o Ministério da Saúde. As inscrições são realizadas eletronicamente no portal Transferegov.br

  • Consórcios Públicos: A formação e captação por Consórcios Públicos é muito incentivada, pois permite a captação de recursos para projetos regionais e a obtenção de economia de escala cm compras e obras conjuntas, além de significar a transferência direta de verbas federais para o Consórcio.
  • Regras Facilitadas: O Novo PAC prevê regras que facilitam a execução, como a dispensa de contrapartida financeira na maioria dos casos e a possibilidade de uso de projetos padronizados do Governo Federal para agilizar a análise.
  • Financiamentos: Além dos recursos diretos do Orçamento Geral da União (OGU), há modalidades que envolvem financiamentos muitas vezes operados pela Caixa Econômica Federal ou BNDES.

Passo a passo para inscrição no Novo PAC: As inscrições para a segunda etapa do Novo PAC Seleções estão abertas. Os gestores municipais e estaduais têm até 31 de março de 2026 para realizá-las.

Consórcios públicos poderão apresentar e inscrever propostas de projetos regionais e prefeitos podem inscrever projetos locais para o Novo PAC.

No total, incluindo projetos já aprovados e considerados estratégicos pelo governo federal, serão destinados 176,6 em investimentos.

Os investimentos do Novo PAC abrangem uma ampla gama de áreas, desde infraestrutura urbana e rural até saúde, educação, cultura e segurança pública.

Recursos podem ser liberados para: Estudos de Viabilidade; Obtenção de Licenças Ambientais; Aquisição ou desapropriação de imóveis etc.

Os Editais de Seleção o Novo PAC tem reservados 136 bilhões para dar andamento às obras inscritas por prefeituras e estados, algumas através de consórcio público.

O Novo PAC investirá 1,8 trilhão até 2026 e 0,5 trilhão após 2026.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support